Professores Efetivos:


Daniela Giovana Siqueira

Professora da graduação em Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, tendo desenvolvido a tese: “Cineastas mineiros em trânsito (1968-1970): política, cultura e memória”, com sanduíche realizado na Universitat de València, sob orientação do Professor Doutor Vicente Sánchez-Biosca, ambos com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a dissertação “Cenas de um horizonte político: o ano de 1963 e a produção de cinejornais a serviço de uma administração municipal na capital de Minas Gerais”. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “História, Educação e Audiovisual: circularidades e formação social”, na UFMS. Integrou entre 2011 e 2013 a equipe da Filmografia Brasileira, banco de dados desenvolvido pela Cinemateca Brasileira. Desenvolve investigações com foco no estudo das relações entre cinema, história, educação e memória, com desdobramentos no campo da preservação audiovisual. Na UFMS coordena o projeto de extensão: “O cinema e o audiovisual na cidade: educação e preservação para as imagens e sons” e é cocoordenadora do Laboratório de Pós-Produção e Arqueologia das Mídias.


Julio Bezerra

É professor dos cursos de Audiovisual e Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Fez estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Autor de Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural (Garamond, 2014) e A eterna novidade do mundo: especulações sobre um certo cinema contemporâneo (Garamond, 2019). Repórter e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador e produtor de diversas retrospectivas, como as de Abel Ferrara (CCBB, 2012), Samuel Fuller (CCBB, 2013), David Lean (2015), Jean Renoir (CCBB, 2016), Spike Lee (2018) e Scorsese (2019). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat), dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017), e produziu o longa Tokio Mao (2019), de Marina Pessanha.


Marcio Blanco

Professor do curso de Audiovisual da UFMS. Doutor e mestre em Comunicação na linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curador e coordenador geral do Festival Visões Periféricas e do Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. Autor do livro “Imagens da Pedagogia. Uma genealogia das relações entre cinema e educação no Brasil”. Desenvolve pesquisas e projetos de festivais, curadoria, cinema e educação com foco na produção audiovisual em escolas e periferias. Presidente do Fórum dos Festivais (2022/2024).


Márcia Gomes Marques

É doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana – Roma/Itália (2002), orientador: Robert White, com pós-doutorado pela Universitat Autonoma de Barcelona/España (2011), e mestre em Comunicación (1995) pela Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá, orientador: Jesús Martín Barbero, com estágio de mestrado sanduíche pela Universidad Iberoamericana – México. Socióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, e coordenadora do grupo de pesquisa “Mídia e mediações comunicativas da cultura” (UFMS/CNPq), é professora da Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – UFMS. Áreas de pesquisa: Teorias da Comunicação, Estudos de Recepção e Cultura Midiática.


Régis Orlando Rasia

Professor do curso de Audiovisual da UFMS. Atuou como realizador audiovisual em produtoras e redes de Televisão. Doutor e mestre em multimeios pela UNICAMP com pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação. Formado em Comunicação Social: Publicidade e propaganda. Possui interesse nas práticas da pós-produção e atua em linhas de pesquisas sobre o ecocinema, cinema brasileiro, filme-ensaio e cinema experimental.


Rodrigo Sombra

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na New York University, com bolsa CAPES. Mestre em Estudos de Cinema pela San Francisco State University (EUA). Atua como professor, pesquisador e fotógrafo. Organizou os livros “Cine Subaé – Escritos sobre cinema (1960-2023)”, de Caetano Veloso (Companhia das Letras, 2024), e “O Cinema de John Akomfrah: espectros da diáspora” (LDC/Centro Cultural Banco do Brasil, 2017). Seu trabalho fotográfico foi exibido em mostras no Brasil e no exterior. Em 2019, apresentou a exposição individual “Noite Insular: Jardins Invisíveis”, na Galeria São Paulo Flutuante. Publicado pela editora britânica Paper Journal, seu fotolivro “Insular Night: Invisible Gardens”(2019) foi escolhido entre os 10 destaques do ano pela revista ZUM e exposto no Instituto Moreira Salles-SP. Suas fotografias foram publicadas na Folha de São Paulo, Bravo, O Globo, Carta Capital e em diversas publicações estrangeiras.


Vitor Zan

Formado em cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez mestrado e doutorado em estudos cinematográficos e audiovisuais na Universidade Sorbonne-Nouvelle. Deu aulas em diferentes instituições francesas de ensino superior. Sua pesquisa concerne sobretudo ao cinema brasileiro do século XXI. No âmbito prático, sua investigação está voltada para a montagem e para o som, com formação em áudio pelo IAV.


Felipe Corrêa Bomfim

É professor no Curso de Audiovisual e Artes Visuais na UFMS. Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios (UNICAMP), com doutorado sanduíche em Leeds, na Inglaterra. Graduou-se em Cinema pela Universidade de Bolonha (Itália) e estagiou na Cinemateca da Áustria. Atua em áreas de estudo como direção de fotografia, documentário, visualidades e cinematografia, cultura visual, construções do olhar, tecnologias e racismo, relações de poder, questões étnico-raciais, representações da negritude, eurocentrismo e branquitude. Dirigiu a fotografia de filmes ficcionais, como “‘Ka’a Guy Jara’” (2025) e o documentário de longa-metragem “Expedição Vedanta: Ilhas Mauricio” (2023). Fotografou filmes premiados, como o documentário “A mulher da casa do arco-íris” (2017), de Gilberto Alexandre Sobrinho e filme experimental em super 8mm “Ressuscita-me – A luta vive” (2017), de Renato Coelho e Caio Lazaneo.


Professores Colaboradores:


Ramiro Giroldo

Ramiro Giroldo é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua na graduação e na pós-graduação e ministra disciplinas ligadas à literatura, ao roteiro audiovisual e à escrita criativa. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição e doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se a investigar a utopia, a ficção científica e as representações artísticas da violência e do horror. Também atua como produtor e roteirista audiovisual junto à Astaroth Produções. Autor de diversos ensaios publicados em revistas acadêmicas, publicou os livros de não-ficção Ditadura do Prazer: sobre ficção científica e utopia (2013), André Carneiro nos Quânticos da Incerteza: o Centenário (2022) e os romances Red Hookers (2020) e As Filhas do Além (2021).


Professores Substitutos:


Marcos Pierry

Professor de cinema e audiovisual desde 2003. Jornalista, crítico e curador de cinema. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) desde 2002 e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) desde 2021. Mestre (Universidade de São Paulo, 2005) e doutor (Universidade Federal de Minas Gerais, 2018) em cinema. Graduado em jornalismo (Universidade Federal da Bahia, 1999). Coautor de Cinema, Som e Música: Estilos e Arranjos Audiovisuais (Editora UFMG, 2023, A Cana e o Fusca (Goethe Institut, 2009) e A Vida Com TV (Senac-SP, 2003); coorganizador de Escritos de Cinema, de André Setaro (Azougue, 2010), em três volumes; e revisor técnico do Panorama do Cinema Baiano, de André Setaro (Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2012, 2ª Edição). Roteirista, diretor, apresentador e repórter de TV. Realizador de curtas-metragens.