Professores Efetivos:
Daniela Giovana Siqueira
Professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP e Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas com foco no estudo das relações entre cinema, história e memória com desdobramentos no campo da preservação audiovisual. Coordenadora do projeto de extensão “O audiovisual nas escolas: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons”. Integrante do Grupo de Pesquisa História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação, da Universidade de São Paulo.
Julio Bezerra
É professor dos cursos de Audiovisual e Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Fez estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Autor de Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural (Garamond, 2014) e A eterna novidade do mundo: especulações sobre um certo cinema contemporâneo (Garamond, 2019). Repórter e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador e produtor de diversas retrospectivas, como as de Abel Ferrara (CCBB, 2012), Samuel Fuller (CCBB, 2013), David Lean (2015), Jean Renoir (CCBB, 2016), Spike Lee (2018) e Scorsese (2019). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat), dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017), e produziu o longa Tokio Mao (2019), de Marina Pessanha.
Marcio Blanco
Professor do curso de Audiovisual e Jornalismo da UFMS. Doutor e mestre em Comunicação na linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, tendo atuado como professor substituto no curso (2015-2017). Curador e coordenador geral do Festival Visões Periféricas e do Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. Produtor do Na Real, seminário sobre documentário brasileiro contemporâneo. Desenvolve pesquisas e projetos na interface entre cinema e educação com foco na produção audiovisual nas escolas e periferias. Tem experiência com realização de obras para televisão e cinema. É parecerista de projetos culturais na área de audiovisual.
Márcia Gomes Marques
É doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana – Roma/Itália (2002), orientador: Robert White, com pós-doutorado pela Universitat Autonoma de Barcelona/España (2011), e mestre em Comunicación (1995) pela Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá, orientador: Jesús Martín Barbero, com estágio de mestrado sanduíche pela Universidad Iberoamericana – México. Socióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, e coordenadora do grupo de pesquisa “Mídia e mediações comunicativas da cultura” (UFMS/CNPq), é professora da Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – UFMS. Áreas de pesquisa: Teorias da Comunicação, Estudos de Recepção e Cultura Midiática.
Régis Orlando Rasia
Professor do curso de Audiovisual e Jornalismo da UFMS. Professor universitário há dez anos, atuou como realizador audiovisual em produtoras e redes de Televisão. Doutor e mestre em multimeios pela UNICAMP com pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação. Formado em Comunicação Social: Publicidade e propaganda. Possui interesse nas práticas da pós-produção e atua em linhas de pesquisas sobre o cinema brasileiro, filme-ensaio e cinema experimental.
Rodrigo Sombra
Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Possui mestrado em Estudos de Cinema pela San Francisco State University (EUA). Atua como pesquisador, curador e fotógrafo. Curador das mostras The Open Boat: Cinema and The Maritime Imaginary (Coppola Theater, San Francisco, 2015) e O Cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora (CCBB, São Paulo, Rio, Brasília, 2017-2018). É autor de artigos sobre Carmen Miranda e os filmes Shadows (John Cassavetes) e The New World (Terrence Malick) no livro Race in American Film: Voices and Visions that Shaped a Nation (2017). Seu trabalho fotográfico foi exibido em mostras coletivas no Brasil e no exterior. Em 2019, apresentou a exposição individual Noite Insular: Jardins Invisíveis, na Galeria São Paulo Flutuante. Publicado pela editora britânica Paper Journal, seu fotolivro Insular Night: Invisible Gardens (2019) foi escolhido entre os 10 destaques do ano pela revista ZUM e exposto no Instituto Moreira Salles-SP. Suas fotografias foram publicadas na Folha de São Paulo, Bravo, O Globo, Carta Capital e em diversas publicações estrangeiras.
Vitor Zan
Formado em cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez mestrado e doutorado em estudos cinematográficos e audiovisuais na Universidade Sorbonne-Nouvelle. Deu aulas em diferentes instituições francesas de ensino superior. Sua pesquisa concerne sobretudo ao cinema brasileiro do século XXI. No âmbito prático, sua investigação está voltada para a montagem e para o som, com formação em áudio pelo IAV.
Felipe Corrêa Bomfim
É professor no Curso de Audiovisual e Jornalismo na UFMS. Doutor e Mestre pelo
Programa de Pós-Graduação em Multimeios (UNICAMP), com doutorado sanduíche
em Leeds, na Inglaterra. Graduou-se em Cinema pela Universidade de Bolonha (Itália) e
estagiou na Cinemateca da Áustria. Atua em áreas de estudo como direção de fotografia, documentário, visualidades e
cinematografia, cultura visual, construções do olhar, tecnologias e racismo, relações de
poder, questões étnico-raciais, representações da negritude, eurocentrismo e
branquitude. Fotografou filmes premiados, como o documentário A mulher da casa do arco-íris
(2017), de Gilberto Alexandre Sobrinho e filme experimental em super 8mm
Ressuscita-me – A luta vive (2017), de Renato Coelho e Caio Lazaneo.
Professores Colaboradores:
Ramiro Giroldo
Ramiro Giroldo é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua na graduação e na pós-graduação e ministra disciplinas ligadas à literatura, ao roteiro audiovisual e à escrita criativa. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição e doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se a investigar a utopia, a ficção científica e as representações artísticas da violência e do horror. Também atua como produtor e roteirista audiovisual junto à Astaroth Produções. Autor de diversos ensaios publicados em revistas acadêmicas, publicou os livros de não-ficção Ditadura do Prazer: sobre ficção científica e utopia (2013), André Carneiro nos Quânticos da Incerteza: o Centenário (2022) e os romances Red Hookers (2020) e As Filhas do Além (2021).